Angra dos Reis
OperaçãoNormal
AcessoSem filas
Charitas
OperaçãoNormal
AcessoSem filas
Cocotá
OperaçãoNormal
AcessoSem filas
Ilha Grande
OperaçãoNormal
AcessoSem filas
Mangaratiba
OperaçãoNormal
AcessoSem filas
Paquetá
OperaçãoNormal
AcessoSem filas
Praça Arariboia
OperaçãoNormal
AcessoSem filas
Praça XV
OperaçãoNormal
AcessoSem filas

Estações agora Tempo real

Atualizações realizadas em dias úteis, entre 7h30 e 10h e das 17h30 às 19h.

Dúvidas frequentes

Esclareça suas principais dúvidas sobre os serviços, operações e outras informações sobre a Barcas Rio.

Se o assunto de seu interesse não estiver na relação abaixo ou considerar insuficiente o conteúdo da resposta, por favor, entre em contato pelo Atendimento ao Usuário

Clique sobre a pergunta para visualizar a resposta desejada.

a. A situação de perda de documentos e esquecimento de objetos nas estações e embarcações devem ser comunicados nos guichês de Atendimento ao Usuário localizados nas estações. O profissional em serviço orientará sobre os procedimentos e o auxiliará na localização do bem.


b. Quando documentos e objetos encontrados são entregues ao nosso Atendimento ao Usuário, esse bem é catalogado e fica sob nossa guarda por 30 dias. Depois desse prazo, não sendo encontrado o dono ou ninguém ter procurado o objeto, todos os materiais seguem para o setor de armazenagem da Agência Central dos Correios na Av. Presidente Vargas, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Após mais 30 dias, os objetos são doados para instituições de caridade.


c. Alimentos perecíveis ou não perecíveis deixados nas estações e barcas são descartados no mesmo dia.

a – O embarque de animais domésticos é permitido somente em bolsas apropriadas, casinholas ou com focinheira. 

b – O transporte é permitido em todas as linhas e em todos os horários, de acordo com a disponibilidade e lotação.

c – O transporte de animais em grande quantidade deverá ser submetido primeiramente à avaliação da Barcas Rio.

d – Exceção para cães-guia: sem restrições. Não precisarão ser transportados em equipamentos específicos.

e – É garantido à pessoa com transtornos mentais o embarque acompanhado do cão de suporte emocional desde que seja apresentado o atestado médico emitido por um psiquiatra ou psicólogo indicando o benefício do tratamento com o auxílio do animal. Esse documento deve ser renovado a cada seis meses. Além disso, é necessário apresentar os seguintes documentos do cão de suporte emocional: crachá da cor branca afixado no colete, contendo nome do tutor, nome do cão, fotografia e raça; colete da cor vermelha com a identificação de “suporte emocional”; carteira de vacinação atualizada, com comprovação da vacinação múltipla e antirrábica, assinada por médico veterinário; e certificado de adestramento.  

Apesar de o contrato de concessão não prever a disponibilidade de sistema de ar-condicionado nas linhas sociais, a Barcas Rio trabalha para que, sempre que possível, embarcações com sistema de refrigeração sejam disponibilizadas na linha Arariboia.

Vale ressaltar que não existem embarcações fixas para linhas ou horários, uma vez que os barcos são utilizados conforme a demanda e a disponibilidade, sempre em concordância com o referido contrato. Ao longo do dia, pode haver embarcações, temporariamente, atracadas nas estações.

O procedimento é adotado para que serviços de manutenção sejam realizados e, com isso, os barcos operem em perfeitas condições.

O transporte aquaviário está sujeito a atrasos em função das condições de tempo (nevoeiros, chuvas, ventos fortes, mar revolto, força das marés).

A formação de filas durante os horários de maior movimento acontece por conta do travamento eletrônico das roletas de acesso à estação. O travamento das roletas é uma medida de segurança para garantir que o número de passageiros a embarcar não seja superior à capacidade da embarcação da vez.

a – Pessoas com idade superior a 65 anos (Lei 10.741/03) –  têm direito à gratuidade, com apresentação de documento com foto que comprove a idade.

b –  Estudantes da Rede Pública dos ensinos Fundamental e Médio (Lei 4.510/05) – têm direito à gratuidade no trajeto casa-escola-casa. É obrigatória a apresentação do cartão:

i. RioCard Gratuidade Escolar (nas linhas Cocotá e Paquetá);

ii. RioCard Estudante Federal (nas linhas Arariboia, Cocotá e Paquetá);

iii. Não há gratuidade para essa categoria na linha seletiva de Charitas.

c – Pessoas com necessidades especiais (Lei 4.510/05) – pessoas com deficiência física comprovada têm direito à gratuidade, além de pessoas com doença crônica física ou mental, que exija tratamento continuado, com respectivo acompanhante, desde que possuam passe especial contendo informação “com acompanhante”.

i. É obrigatória a apresentação do cartão RioCard Especial, nas linhas Paquetá e Cocotá;         

ii. Na linha Arariboia e nas linhas da DivSul, é obrigatória a apresentação do cartão RioCard Passe Especial;

iii. Não há gratuidade para essa categoria na linha seletiva de Charitas. 

d – Menores de 6 anos não pagam passagem, porém é necessário apresentar certidão de nascimento e estar acompanhado de um responsável.

e – Agentes de Inspeção do Ministério do Trabalho e Previdência Social (Decreto-lei 5.452/53) –  esses profissionais têm direito à gratuidade, desde que estejam em serviço e apresentem identidade funcional.

f – Inspetores Navais da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), devidamente uniformizados e identificados, em ação de inspeção, têm direito à gratuidade.

g –  Agentes da Agetransp: Contrato de Concessão (cláusula 23 § único) – em serviço, têm direito à gratuidade, portando carteira ou crachá funcional.

O transporte da linha Praça XV-Praça Arariboia, entre meia-noite e 5 horas, foi suprimido em comum acordo com o Governo do Estado. Tal medida decorreu da verificação da baixa demanda, que não atinge a quantidade mínima de passageiros para justificar o transporte de massa. 

Para consultar os horários Clique aqui

A frota da Barcas Rio passa por manutenção preditiva (com acompanhamento periódico dos equipamentos), preventiva (planejada para evitar ocorrências) e corretiva (reparos imediatos).

Todas as embarcações da prestadora de serviços são mantidas em perfeito estado de conservação e estão totalmente aptas a operarem nas travessias, sendo vistoriadas regularmente pela Capitania dos Portos.

A Barcas Rio sinaliza as estações e as embarcações, orientando o usuário a cumprir regras de segurança durante a viagem e no embarque. Uma delas é para as pessoas não sentarem nas escadas durante a viagem. Além da mensagem veiculada pelo sistema de som das embarcações, os tripulantes são instruídos a pedir que os usuários não sentem nas escadas, mas não podem obrigá-los a sair.

A Barcas Rio não permite que ocorra superlotação em suas embarcações. O sistema eletrônico de contagem  possui sistema eletrônico de contagem de passageiros que trava as roletas de acesso à estação, quando o número de pessoas a embarcar atinge a capacidade da barca da vez.

Para reforçar ainda mais a segurança, a empresa dispõe de contagem manual de passageiros e marcações no piso, que servem para identificar aproximadamente a quantidade de pessoas prontas para embarcar.

O transporte de bicicletas, patinetes e scooters elétricas nas embarcações da linha Arariboia é autorizado, desde que não haja a necessidade de regulamentação junto ao órgão de trânsito competente (Detran) e seja possível a alocação nos bicicletários das embarcações, localizados na parte externa ao convés.

Na linha Charitas é permitido apenas o transporte de bicicletas dobráveis. Já nas linhas Cocotá e Paquetá são permitidas apenas bicicletas.

error: Site com direitos protegidos!!

Suporte e Apoio

ao usuário

0800 025 30 53

Disk Barcas Rio

0800 721 10 12

Disk Barcas Rio