O transporte aquaviário do Rio de Janeiro atuou como uma importante alternativa para assegurar a volta para casa da população, nesta terça-feira (28). Ao todo, 58.974 pessoas embarcaram nas linhas de Charitas, Arariboia, Cocotá, Paquetá, Angra dos Reis, Ilha Grande e Mangaratiba, o que representa 27% a mais de passageiros na comparação com a média de 2024.
Para atender a alta demanda em função da operação de Segurança Pública na cidade do Rio de Janeiro, a Barcas Rio aumentou seu efetivo de Atendimento ao Cliente e Segurança na estação Praça XV, além de antecipar a operação do horário de pico, com intervalos reduzidos a partir de 15h10. Durante a tarde foram realizadas ainda 10 viagens extras nas linhas Arariboia, Charitas e Cocotá.
A linha Cocotá também registrou 3.178 pessoas embarques, o que representa 133% a mais de passageiros quando comparamos à média de 2024, que foi de 1.361 pessoas.
Já a linha Charitas recebeu 7.770 passageiros, o que representa 120% a mais do que a média de 2024, que foi de 3500 passageiros.
Histórico
Em fevereiro deste ano, o sistema começou a ser operado pelo consórcio Barcas Rio, com maior controle estadual, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram).
Ao longo dos oito meses dessa nova fase do sistema, diversas melhorias foram implementadas em prol dos passageiros, como a redução das tarifas, instalação de climatizadores em embarcações, a troca dos estofados da barca mais tradicional da frota e o aumento da oferta do transporte.
Além disso, a biometria facial — parte das ações contínuas para aperfeiçoar o controle dos benefícios concedidos pelo Governo do Estado — já está sendo ampliada para todas as estações do sistema aquaviário.
Entre em contato com nosso time de atendimento ao usuário.
Acesse nosso perfil
Disque Barcas Rio